sábado, 12 de junho de 2010

Do ser cidadão

Segundo o Aurélio, cidadania é a qualidade ou estado do cidadão. Entende-se por cidadão, o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado ou no desempenho de seus deveres para com este.
No sentido etimológico, a palavra cidadão deriva da palavra em latim CIVITA que, por sua vez, significa cidade e tem seu equivalente em grego na palavra POLITIKOS, que é aquele que habita na cidade. Entretanto, será que tais definições encerram em si mesmas a real dimensão do ser cidadão?

O filósofo alemão Immanuel Kant, que estudou teologia por influência de seus pais, encantou-se pela física e matemática e acabou por lecionar estas disciplinas por 15 anos, incluindo lógica, metafísica, e filosofia moral. Foi baseado nestas ciências que Kant elaborou as bases de sua filosofia. Nela, ele buscou pacificar as diversas linhas filosóficas que se propunham a discutir as chamadas "verdades absolutas" ou "razão pura". Entretanto, o que tem a ver a filosofia de Kant com o ser cidadão, ou com cidadania?
Segundo Kant e o conceito contido em sua obra: "Crítica da Razão Pura", é possível chegarmos a certas verdades sem necessariamente precisarmos viver as experiências que assim as tornam, ou seja, de um modo prático isto pode ser definido como naquela conhecida frase que recomenda: "Aprenda também com os erros dos outros, você não viverá tempo suficiente para cometê-los todos sozinho".
Contudo, a mensagem mais importante da filosofia de Kant, que de certa forma também conciliou dogmas religiosos, ciências exactas e filosofia, é a de que maior razão pela qual NÃO devemos quebrar certas REGRAS de convivência social, senão para não atentar contra as leis divinas ou contra as questões éticas, é pela simples razão que mantém o universo em equilíbrio.
Estas regras são as mesmas que estão presentes nas leis da natureza, que o próprio Newton havia demonstrado, na Física, a possibilidade de reduzir a fórmulas matematicamente exatas: CAUSA e EFEITO!
Portanto, uma regra básica pela qual devemos nos pautar em nossa vida em sociedade, é a de que não devemos nos comportar da maneira que vocês verão neste vídeo no canal Cidadão Candango
, pelo simples fato que, cedo o tarde, os efeitos aos quais demos causa também afetarão a nós mesmos. Pois, independente de qualquer punição de origem humana ou divina, é assim que o universo mantém o seu equilíbrio.

Um comentário:

  1. Após a denúncia veiculada pelo canal Cidadão Candango em 12 de junho de 2010, a reportagem do BOM DIA DF da TV GLOBO compareceu ao local na manhã de 15 de junho e confirmou esta denúncia.
    Estiveram também presentes ao local, no mesmo dia em que reportagem foi gravada, o Administrador de Águas Claras, Sr. Athayde Passos da Hora, e também uma fiscal da AGEFIS.
    A reportagem foi ao ar na edição da manhã do dia 16 de junho de 2010 no BOM DIA DF da TV GLOBO e apenas uma semana depois estava sanado o problema que afetou todos os moradores de Águas Claras durante quase um ano.
    Tenha esto como exemplo de que vale à pena exercer a nossa cidadania e manifestar-se quando ela estiver sendo afetada por outros menos conscientes de seus deveres como cidadãos, ou ainda pela falta de ação das autoridades em cumprir o papel dela como zeladora do bem comum.
    Faça a sua parte, exerça a sua cidadania, cumpra o seu dever como cidadão manifestando-se também pelo canal Cidadão candango e faça valer os seus direitos.

    ResponderExcluir