quarta-feira, 16 de junho de 2010

Da cidadania e da qualidade dos serviços

Tenho dito e repetido aos meus familiares, amigos, colegas e todos os meus interlocutores mais próximos que, ao contrário do senso comum quanto a no Sudeste encontramos os melhores serviços em função, principalmente, de que as pessoas são mais adequadamente treinadas, não obstante o atendimento desta profissionalíssima região ainda carecer da mesma simpatia que no Nordeste costumamos encontrar com muita freqüência e que, também como sugere o senso comum, esta última simpática região carecer justamente de um treinamento mais adequado para as pessoas que trabalham no setor de serviços, neste setor aqui Brasília parece que conseguimos reunir, em uma só cidade, os pontos fracos daquelas outras duas regiões: a carência de simpatia e a carência de treinamento. Salvo, como em toda regra, raríssimas e honrosas exceções.

Pois é, isto que está posto acima também parece não ser diferente em relação aos DIREITOS e também aos DEVERES concernentes a cidadania. E isto acontece na Capital Federal e em um regime considerado democrático!!! Causa e Efeito!?! A filosofia oriental sugere que não é uma questão do que é bom e do que é ruim e sim do equilíbrio entre todas as coisas, no qual encontramos o espaço de convivência ideal.

Bom, creio que isto possa estar ligado ao fato de que a maioria aqui é empregado do Estado. Então, aqui o Estado é visto, antes de qualquer coisa, como o patrão. Então, como os empregados costumam temer os patrões, talvez isto explique este status quo. Muito embora eu considere isto um grande equívoco, pois, MEDO tem pouco, ou nada, haver com RESPEITO. Este sim devemos ter, TODOS, uns pelos outros.

RESPEITO SIM, mas não por uma questão puramente de hierarquia, neste caso mais afeto aos regimes autocráticos nos quais os DÉSPOTAS são os "patrões" e não aos regimes democráticos no qual o Brasil vive hoje. Tampouco, o verdadeiro respeito deve estar subordinado ao poder econômico, pois, ele é algo que deve ser conquistado por mérito, mas nunca imposto e, por isto, não costuma ser obtido em contrapartida a um bem econômico, mas sim pela gratidão de quem também se sente respeitado em suas idéias, convicções (ainda que possam estar equivocadas), condição social e econômica e, principalmente, em seus direitos enquanto cidadão. O contrário disto seria mais bem classificado de bajulação interesseira, do que propriamente de respeito, o que da mesma forma também não é nenhum mérito para quem é o agente passivo desta. Pelo contrário, deprecia quem a recebe.

Pois então, depois de dois anos vivendo aqui nesta cidade, já começava a me sentir cooptado e cúmplice em meio a toda esta passividade e submissão que, da mesma forma, em nada se confunde com insubordinação, como "convenientemente" os regimes ditatoriais quiseram classificar as manifestações de cidadania em nossa história passada recente.

É por isso tudo que resolvi, então, soltar a voz e manifestar-me contra este status quo. Mas, manifestar-me não contra qualquer partido, nem tomar partido, muito menos contra o governo, nem contra qualquer governo, e nem mesmo em favor do cidadão, se e quando a cidadania estiver sendo afetada por um dos seus. Pois, muitas vezes também esquecemos, também "convenientemente", de que o "ser cidadão" implica não só em DIREITOS, mas também em DEVERES para consigo mesmo, para com suas famílias, seus amigos, seus vizinhos, sua comunidade, sua cidade e, resumindo tudo isto, com a sua própria CIDADANIA!

Portanto, foi como um cidadão consciente não só de seus direitos de manifestar-se, mas também de seus deveres de, a partir disto, também motivar e viabilizar os mesmos meios para que os outros cidadãos também o fizessem, é que nasceram estes canais batizados de: "CIDADÃO CANDANGO". Quem sabe eles não sejam uma das sementes do despertar deste TORPOR CIDADÃO que esta cidade vive atualmente??? Bom, mas é como diz a canção que John Lenon escreveu: "You may say, I'm a dreamer. But, I'm not the only one...".

Então, ao menos torne-se um “seguidor” destes canais, clicando no respectivo botão dos sites: Blog Cidadão Candango, Canal Cidadão Candango. Assim, a sua simples audiência já será o suficiente para que vocês também mudem o status quo e se tornem os AGENTES ATIVOS desta mudança. Pois, é também pela audiência que estes canais se tornarão o que pretende ser, uma manifestação da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário